Alimentação: Benefícios do Ômega 3 | Unimed Vale dos Sinos
0800 642 1800 SOS 0800 541 5288

Fale com a Unimed

Alimentação: Benefícios do Ômega 3

Em agosto, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, além de uma alimentação equilibrada aliada a atividade física, outra importante estratégia contra a hipercolesterolemia, é o uso do Ômega 3.

Ele atua na redução dos níveis de colesterol no sangue, melhora do HDL (bom colesterol), redução do LDL (mau colesterol) e dos triglicerídeos; também possui ação anti-inflamatória; fortalece o sistema imunológico; melhora o humor e os sintomas relacionados ao envelhecimento cerebral e contribui na redução dos sintomas associados a depressão.

O ômega 3 é um tipo de gordura essencial que não é produzido pelo nosso organismo, e precisamos consumir através das seguintes fontes:

  • Fontes de origem animal: óleo de peixe, principalmente peixes de águas frias e profundas (anchova, arenque, salmão, atum, sardinha e linguado).
  • Fontes vegetais: linhaça e chia.
  • Fonte alternativa: suplementação através de cápsulas de Ômega 3.

Estudos indicam que a maioria das ações benéficas do Ômega 3 estão relacionadas a 2 componentes presentes dentro do óleo de peixe: o EPA e DHA.

A quantidade recomendada está relacionada a ingestão de 1.000mg ao dia, que seria atingido através do consumo de 100g dos peixes indicados acima.

Quando o consumo de peixes não é viável, podemos fazer uso da suplementação. No entanto, devemos ficar atentos: dentro de cada cápsula-óleo, a quantidade de EPA e DHA é bastante variável conforme a marca. Para atingir as 1.000mg, devemos sempre olhar no rótulo a recomendação da dose. Mas, o mais importante é consultar um nutricionista ou médico para uma orientação mais individualizada. Para mais informações, entre em contato com a Medicina Preventiva da UVS.

Moara Pierotto - Nutricionista e Mestre em Nutrição

Buscar Médicos Acesso